sexta-feira, 9 de março de 2012

Designs que mudaram o mundo: Fusca

Pra quem não sabe, sou estudante de Design Gráfico, e pesquisando por ai...
achei isso:

Designs que mudaram o mundo: Fusca

O projeto original do Fusca se iniciou envolvendo várias empresas e até o Governo alemão. O governo queria um carro popular, pequeno, econômico e fácil de produzir daí que surgiu a Volkswagen (carro do povo), desde 1925 já existia um projeto do engenheiro Béla Barényi que ficou famoso pelas melhorias de segurança em diversos automóveis daquela época.

O grande do idealizador do projeto foi Hitler, que enquanto esteve preso leu bastante sobre Henry Ford, ficou admirado e apostou num veículo fácil de se produzir e contínuo. O ditador resolveu apoiar uma estatal, mas dos três melhores engenheiros da época, dois eram judeus e obviamente não agradavam a Hitler, então ele abriu mão de “seus” engenheiros e apostou em Ferdinand Porsche que já possuia um projeto semi-pronto. Hitler como todo bom e velho cliente fez várias exigências, dois adultos e três crianças, manter a velocidade média de 100km/h, consumo no máximo 13km/l e motor refrigerado a ar.

Porsche teve diversas dificuldades durante a execução do projeto, acostumado com veículos luxuosos e caros, executar um projeto com diversas “regras” numa época em que não havia-se muitas referências desse tipo de produto deve ter sido um desafio e tanto, depois de diversas tentativas frustadas, colocar o motor traseiro com refrigeração a ar e na traseira do veículo acabou sendo a última e única opção. O prazo para execução de todo o projeto até chegar nos primeiros protótipos foi de apenas seis meses, Porsche temia discordar de Hitler e além de “correr” com o projeto cumpriu ao máximo todas as ordens do chefe, em 1937 sairam os três primeiros projetos de protótipos do veículo, em 1938 inaugurou-se a primeira fábrica da Volkswagen, com grande apoio da mídia.

O resto da história do Fusca todos já sabem/imaginam foi fundamental na Segunda Guerra Mundial e entrou pra história, foi vendido de 1940 até 2003 com poucas mudanças do projeto original, ganhou vários prêmios e move com a paixão de grande parte dos fãs de automóveis, o carro foi sucesso no mundo todo e produzido até 2003 no México, quando que por uma alteração na lei não mais permitiu o projeto antigo e até então sem fortes itens de segurança. O Fusca virou um clássico sem entrar para o ranking de raridades, e conseguiu ser o modelo mais vendido utilizando o mesmo design (caso considerado o mesmo veículo o Toyota Corolla já ultrapassou o número de vendas, mas em 5 modelos diferentes).

O projeto de Ferdinand Porsche, a ousadia de Hitler, e os vários engenheiros envolvidos tiveram as mesmas dificuldades que temos hoje em dia, cliente trabalhoso, regras excessivas, prazo curto e ainda sim conseguiram fazer um mega projeto que fez sucesso durante incríveis 65 anos, e ainda assim o Fusca não morreu, deixou seu sucessor que não faz tanto sucesso no mundo inteiro, mas tem força de mercado, com um público bem específico, uma boa atualização no design que vale por muito e pelo que tudo indica, volta a ter força com um forte apelo publicitário no mercado norte-americano se baseando no modelo anterior.

Abaixo um vídeo que mostra a evolução do velho Fusca:

http://www.youtube.com/watch?v=Q7JDBHVWJ3s&feature=player_embedded


Ps: quem quer ver a materia na integra:
http://chocoladesign.com/designs-que-mudaram-o-mundo-fusca

2 comentários: